Prato


A alimentação vegetariana

A escolha de um regime alimentar é uma questão muito pessoal que pode ser motivada pelo respeito à saúde, à ética, à ecológica, à económica, à religiosa, e à filosófica.
Sabendo que é no mundo da inter-relação que se joga o futuro do planeta, a escolha da alimentação vegetariana poderia ser uma opção resultante de uma tomada de consciência. O primeiro passo para o respeito à Vida e à Natureza, efectua-se para dentro do próprio indivíduo. Os seus instintos de sobrevivência e, portanto, a alimentação, serão o ponto de partida para a sua transmutação. Fica, no entanto, claro, que qualquer mudança radical na alimentação, assim como a escolha de um regime alimentar extremo, pode alterar irreversivelmente o equilíbrio do organismo.

Conserva de polpa de tomate
No quintal, a colheita do tomate é pouco douradora. Para podermos consumir tomate da nossa produção durante todo o ano, fazemos conserva.
Tomata 1Colhemos o tomate bem maduro, e procedemos do seguinte modo:



Conforme a variedade do tomate, convém tirar-lhe a pele.

Para despegar a pele da polpa: inclina a faca lateralmente e pressiona fazendo-a deslizar para enrugar a superfície do fruto.
Tomata 2Tirar a pele.
Tomata 3Colocar a polpa numa panela e pô-la a cozer.
Tomata 4Esterilizar os fracos com as respectivas tampas (metálicas) colocando-os dentro da água a ferver.
Tomata 5Logo que a polpa ferver, podes começar a encher os frascos até cima, para limitar, ao possível, a presença de ar. Fecha-los de seguida.
Tomata 6Se assim proceder, terá polpa de tomate fresca e saborosa durante todo o ano.