Natureza


O gosto pela natureza

Cultivar biológico

A arte de cultivar, é a São (a minha mulher) que a tem. Não é que eu não tenha o desejo de a obter, a prova está no meu estudo e trabalho realizado, mas na prática é que se verifica quem nasceu com essa vocação.
Pela capacidade de perceber a linguagem das plantas, seja nos primeiros sinais da sede, da doença ou ataque de parasitas, como a atenção e a sensibilidade intuitiva para restaurar o equilíbrio da natureza é que se vê quem nasceu para cuidar da terra.

As hortas em Fevereiro
IMG_4789Sementeira em tabuleiros

Em início Fevereiro, fazemos as nossas primeiras sementeiras dentro de tabuleiros para poder resguarda-las do frio.

Os tabuleiros têm de ter os alvéolos suficientemente grandes para permitirem um bom desenvolvimento das raízes. A escolha da terra é importante, tem de ser leve e fértil ― o terraço que encontramos debaixo dos carvalhos é ideal. Convém lavar bem os tabuleiros e, depois de escorridos, enche-los com o terraço.
IMG_4795No início, para regar a sementeira, usamos um recipiente ao qual fazemos um furo.
piaMais tarde, colocamos os tabuleiros directamente dentro de um tanque com água.
IMG_4791_1Nesta época, semeamos o Tomateiro, a beringela e o pimento. Em Janeiro começamos a semear as alfaces e diversas variedades de flores.
horta Nov.Alguns vegetais e frutas da época

A partir do mês de Novembro grande parte do quintal encontrar-se-á a descansar. As hortas que possuímos actualmente e que servem para a nossa alimentação vegetariana são:
as acelgas, da família da beterraba as folhas tem um sabor parecido ao do espinafre. Usámo-las nas sopas, e em tartes de legumes.
as cenouras, com um pouco de prática conseguem-se obter todo o ano.
a abóbora menina é própria da nossa região. Deveríamos ter o cuidado em não semear outras qualidades para evitar os cruzamentos.
as laranjas este ano são pequenas e saborosas.
os nabos têm belo aspecto e são doces a pesar de terem sido regados.
as nabiças foram semeadas em Setembro e são muito tenras nesta época.
a couve, seja lombarda, de corte, de flor ou brócolos são próprias da época.
a beringela que se vê na imagem chegou a maturidade e é guardada para a sua semente.
Couve redimencionadaVegetal do mês: A couve

A couve é muita rica em minerais. A couve de Horto (a do caldo verde) é certamente um dos vegetais mais rico em ferro e cálcio.
Nov. Morangueiro 1Os morangueiros entre telhas de canudo

O canteiro dos morangueiros tem que ser renovado de dois em dois ou três em três anos. A plantação efectua-se de preferência no Outono. A técnica usada no nosso quintal é a seguinte:

Escolha-se um local ensolarado; arrancam-se as ervas e estende-se sobre a terra um pouco de composto. Prepara-se o solo com um gadanho para que fique mais leve.
Nov. Morangueiro 2Na antiga plantação, iremos separar os filhos das plantas mães, escolhendo os que têm melhores raízes. A plantação efectua-se em fila e para evitar o aparecimento da erva usamos a telha canudo com a parte convexa virada para cima. Usando esta técnica, reduz-se o consumo da água e a frequência das regas. Todavia esta forma de proceder, comparada ao uso do plástico, tem o inconveniente de servir de esconderijo para os caracóis e as lesmas durante a Primavera e o Outono. Os inconvenientes são largamente compensados pelo aspecto prático, estético e económico, pois as telhas têm uma longevidade muito superior ao plástico. Ficam os morangos limpos, arejados e... muito saborosos!