Natureza   Recently updated !


O gosto pela natureza

Cultivar biológico

A arte de cultivar, é a São (a minha mulher) que a tem. Não é que eu não tenha o desejo de a obter, a prova está no meu estudo e trabalho realizado, mas na prática é que se verifica quem nasceu com essa vocação.
Pela capacidade de perceber a linguagem das plantas, seja nos primeiros sinais da sede, da doença ou ataque de parasitas, como a atenção e a sensibilidade intuitiva para restaurar o equilíbrio da natureza é que se vê quem nasceu para cuidar da terra.

 As hortas em Outubro
PimentoTal como o tomateiro, fazemos conserva de polpa de pimento vermelho para temperar os nossos pratos durante o inverno.
CenourasPara poder ter cenouras durante o inverno, convêm semeá-las durante o mês de Agosto.
FeijaoPara saborear feijão verde sempre fresco, semeamo-lo de quinze em quinze dias até o fim de Agosto.
AboboraTemos uma ótima plantação de aboboreira para as sopas quentes do inverno frio.
IMG_5906A plantação da couve nesta época do ano

Para a plantação da couve neste final de verão, sugiro que proceda do seguinte modo:

Preparar o canteiro arrancando as ervas, sem procurar mexer muito a terra – sobre tudo, se se tratar de um canteiro que foi semeado na primavera e que se encontra livre nesta altura do ano.

Plantar a couve em fileira distantes de 50cm. À medida que as vai plantando, espalhar à volta das couves as ervas que arrancou, a palha do feijão, ou qualquer erva verde ou seca que estiver disponível (neste caso a palha do milho), até tapar o solo.

Vai assim recuando, a cada fileira plantada e erva colocada na terra. Também se pode espalhar a palha após a plantação,conforme o jeito que dá.

Com este método, a erva que cobre o solo não irá deixar a terra secar, irá decompor-se e alimentar as plantas, manter o equilíbrio biológico e limitar a frequência das regas.

Este Processo é óptimo neste período do ano, mas não é aconselhado na primavera, porque a erva se tornará um esconderijo para os caracóis, lesmas e outras pragas.
2013 Couve nas aparasEste ano a terra da couve foi protegida pelas aparas da plaina. É uma vantagem para quem é carpinteiro, pois tudo merece ser aproveitado.
ManjericoManjerico fresco.
MalaguetaConheces esta malagueta? Por ser coloria e bonita está no jardim.
Soja no quintalSoja em Setembro
Soja na eraSoja a secar na eira em fins de Setembro.
CebolasEm trança, está guardada a nossa colheita de cebola.
Figos a secarSecar figos

Sobre um grande tabuleiro, espalhamos caruma seca e sobre ela distribuímos os figos. Na experiência inicial, verificámos que os figos demoravam muito a secar, pois, o sol de Setembro é bastante baixo.
Assim decidimos colocar uns vidros por cima do tabuleiro para intensificar o efeito dos raios solares e manter o calor.
FigosSecarOs vidros ficam apoiados sobre tacos de madeira para não ficarem em contacto com os figos.

Agora, com alguma prática, sabemos que, para o próximo ano, iremos melhorar o nosso tabuleiro colocando uma rede fina por baixo, de modo a permitir uma maior circulação de ar e acelerar o processo de secagem.
Este ano sofisticamos o nosso material de secagem. Aqui está uma caixa vedada com rede e rodeada de espelhos.
SecagemFigos2A secagem dos figos maiores (pingo de mel) é realizada nuns painéis com rede metálica por baixo e rede náilon por cima. No nosso caso os tabuleiros estão colocados sobre as chapas de zinco do nosso telheiro. Os tabuleiros formam realizados de modo a que possa correr o ar por baixo deles.
Esta ano também secamos pimento e beringela. Usando uma rede fina sobre o telhado de zinco.
SecagemFigos3Para terminar o processo de secagem os figos são colocados ao sol num largo tabuleiros até deixarem de pegar
SecagemFigos4Depois de secarem ao sol convém passá-los pelo forno convencional para terminar a secagem e eliminar qualquer parasita.
SementesComo guardar as sementes do tomate e do pimento:

Para guardar as sementes do tomate espalha-las nuns panos e deixá-los ao sol.

Na caixa abaixo, secam as sementes do pimento.