Natureza


O gosto pela natureza

Cultivar biológico

A arte de cultivar, é a São (a minha mulher) que a tem. Não é que eu não tenha o desejo de a obter, a prova está no meu estudo e trabalho realizado, mas na prática é que se verifica quem nasceu com essa vocação.
Pela capacidade de perceber a linguagem das plantas, seja nos primeiros sinais da sede, da doença ou ataque de parasitas, como a atenção e a sensibilidade intuitiva para restaurar o equilíbrio da natureza é que se vê quem nasceu para cuidar da terra.

 As hortas em Março
IMG_4789Sementeira em tabuleiros

Em início Fevereiro, fazemos as nossas primeiras sementeiras dentro de tabuleiros para poder resguarda-las do frio.

Os tabuleiros têm de ter os alvéolos suficientemente grandes para permitirem um bom desenvolvimento das raízes. A escolha da terra é importante, tem de ser leve e fértil ― o terraço que encontramos debaixo dos carvalhos é ideal. Convém lavar bem os tabuleiros e, depois de escorridos, enche-los com o terraço.
IMG_4795No início, para regar a sementeira, usamos um recipiente ao qual fazemos um furo.
piaMais tarde, colocamos os tabuleiros directamente dentro de um tanque com água.
Estufa1Estufa

Aproveitando alguns vidros, fiz uma pequena estufa com cerca de 1,5m de comprimento 0,80 m de largura e 0,25 m de altura. Enterrei parte dos vidros e tive o cuidado de os unir perfeitamente para que não possam entrar as lesmas e os caracóis. À noite, para poder aguentar com a geada, tenho coberto a estufa com papelão porque o tempo era seco, mas o ideal é a palha ou eventualmente placas de esferovite.
Estufa2As sementeiras foram efectuadas em Dezembro e o resultado foi óptimo.
As plantas desenvolvem-se muito melhor do que quando semeadas nos tabuleiros. Esta fotografia foi tirada em início de Março.

Pode aqui ver o tomateiro e ao lado a beringela e o pimento
p-estufa1Se arranjar uma caixa de vidro também podes fazer uma excelente estufa.
p-estufa2Ou então uma caixa do tipo grade de cerveja (sem as divisões internas) coberta por um plástico.
alfacesPara proteger da geada e dos caracóis a primeira plantação de alface podes usar garrafas de litro e meio cortas e espetadas na terra.
Nov. Morangueiro 1Nov. Morangueiro 2Os morangueiros entre telhas de canudo

O canteiro dos morangueiros tem que ser renovado de dois em dois ou três em três anos. A plantação efectua-se de preferência no Outono. A técnica usada no nosso quintal é a seguinte:

Escolha-se um local ensolarado; arrancam-se as ervas e estende-se sobre a terra um pouco de composto. Prepara-se o solo com um gadanho para que fique mais leve.

Da antiga plantação, iremos separar os filhos das plantas mães, escolhendo os que têm melhores raízes. A plantação efectua-se em fila e para evitar o aparecimento da erva usamos a telha canudo com a parte convexa virada para cima. Usando esta técnica, reduz-se o consumo da água e a frequência das regas. Todavia esta forma de proceder, comparada ao uso do plástico, tem o inconveniente de servir de esconderijo para os caracóis e as lesmas durante a Primavera e o Outono. Os inconvenientes são largamente compensados pelo aspecto prático, estético e económico, pois as telhas têm uma longevidade muito superior ao plástico. Ficam os morangos limpos, arejados e... muito saborosos!