Natureza


O gosto pela natureza

Cultivar biológico

A arte de cultivar, é a São (a minha mulher) que a tem. Não é que eu não tenha o desejo de a obter, a prova está no meu estudo e trabalho realizado, mas na prática é que se verifica quem nasceu com essa vocação.
Pela capacidade de perceber a linguagem das plantas, seja nos primeiros sinais da sede, da doença ou ataque de parasitas, como a atenção e a sensibilidade intuitiva para restaurar o equilíbrio da natureza é que se vê quem nasceu para cuidar da terra.

As hortas em Novembro
Sao a plantar couveA plantação de "couve de horto" (para caldo verde).
horta Nov.Alguns vegetais e frutas da época

A partir do mês de Novembro, grande parte do quintal encontrar-se-á a descansar. As hortas que possuímos actualmente e que servem para a nossa alimentação vegetariana são:
as acelgas, da família da beterraba as folhas tem um sabor parecido ao do espinafre. Usámos-as nas sopas, e em tartes de legumes.
as cenouras, com um pouco de prática conseguimos-as guardar todo o ano.
a abóbora menina é própria da nossa região. Deveríamos ter o cuidado em não semear outras qualidades para evitar os cruzamentos.
as laranjas, este ano são pequenas e saborosas.
os nabos, têm belo aspecto e são doces apesar de terem sido regados.
as nabiças, foram semeadas em Setembro e são muito tenras nesta época.
a couve, seja lombarda, de corte, de flor ou brócolos são próprias da época.
a beringela que se vê na imagem, chegou a maturidade e é guardada para a sua semente.
Couve redimencionadaVegetal do mês: A couve

A couve é muita rica em minerais. A couve de Horto (a do caldo verde) é certamente um dos vegetais mais rico em ferro e cálcio.
Nov. Morangueiro 1Os morangueiros entre telhas de canudo

O canteiro dos morangueiros tem que ser renovado de dois em dois ou três em três anos. A plantação efectua-se de preferência no Outono. A técnica usada no nosso quintal é a seguinte:

Escolha-se um local ensolarado; arrancam-se as ervas e estende-se sobre a terra um pouco de composto. Prepara-se o solo com um gadanho para que fique mais leve.
Nov. Morangueiro 2Na antiga plantação, iremos separar os filhos das plantas mães, escolhendo os que têm melhores raízes. A plantação efectua-se em fila e para evitar o aparecimento da erva usamos a telha canudo com a parte convexa virada para cima. Usando esta técnica, reduz-se o consumo da água e a frequência das regas. Todavia esta forma de proceder, comparada ao uso do plástico, tem o inconveniente de servir de esconderijo para os caracóis e as lesmas durante a Primavera e o Outono. Os inconvenientes são largamente compensados pelo aspecto prático, estético e económico, pois as telhas têm uma longevidade muito superior ao plástico. Ficam os morangos limpos, arejados e... muito saborosos!