Em jejum, ou pelo menos três horas após uma refeição normal
Tanto quanto possível, com intestinos e bexiga vazios.
Às senhoras: Em caso de menstruação difícil ou dolorosa, evitar a prática do yoga nos primeiros três dias, no entanto, se quiser praticar, deve evitar posturas invertidas e aquelas que façam pressão ou esforço na zona abdominal. Pode, também, caso queira, pôr o professor ao corrente, no inicio da aula.
Lembre-se de que quanto mais descontraído estiver, maior serão os benefícios.
O duche ou banho é aconselhável antes da prática, se depois, só passada pelo menos meia hora.
Durante a prática nunca deve forçar nada! Tanto no corpo como na respiração.
É importante manter a respiração nasal durante todo o tempo da prática.
Não existe qualquer espírito de competição! Nem mesmo consigo! Seja simples vigilante, sempre atento às mensagens do seu corpo.
Se tiver alguma razão para desconfiar que sofre de alguma enfermidade que afecta a sua saúde, consulte o seu médico e um professor qualificado de yoga antes de começar.
As pessoas que estiveram a receber tratamento para doenças de coração ou hipertensão (pressão arterial alta) podem retirar grandes benefícios do yoga, mas deverão evitar posições invertidas e levar a sério as admoestações quanto a não se esforçarem demasiado.
As pessoas que sofrem de hérnia de hiato (situação em que parte do estômago irrompe para cima, para o tórax) deverão evitar curvar-se para a frente.